terça-feira, 22 de outubro de 2013

Educação Continuada


Uma das questões fundamentalmente incentivadas pela gestão do CMS Dr. Albert Sabin é o repasse daquilo que se promove junto aos usuários para os demais funcionários do serviço. O objetivo dessa pratica, que podemos considerar como sendo uma espécie de Educação Continuada, é fazer com que todos sejam capazes de transmitir aquilo que é realmente importante aos nossos usuários de maneira ampla através de um mesmo discurso.


O Programa Academia Carioca teve a oportunidade de expor durante a reunião técnica do dia 17 de outubro, no turno da tarde, os benefícios e, principalmente, o custo beneficio, de se produzir bebidas naturais isentas de açúcar refinado. Além de serem mais saudáveis custam menos aos nossos bolsos.



Levando em consideração o valor calórico somado aos aditivos responsáveis por conservar e ainda dar cor característica de bebida natural a conclusão sempre foi que os sucos naturais além de fazerem bem, custa menos tanto para o bolso quanto para saúde. 



O suco puro da maça é inacreditavelmente doce. Somente produzido diante daquele que vai consumi-lo, conseguimos convencer de que não precisamos adoça-lo. Outra curiosidade foi a maneira correta de preparar o suco de clorofila. Todos acreditavam que poderia ser produzido com qualquer fruta, mas essa não é a verdade! O suco de clorofila pode ser produzido por qualquer folha verde até mesmo a urtiga que possui grandes propriedades desintoxicantes auxiliando também nos casos de insuficiência renal, mas, se quisermos manter as propriedades específicas da clorofila, devemos usar somente a maça. Qualquer outra fruta anula o efeito antioxidante mas não deixa de preservar os nutrientes que a folha por ventura venha oferecer.



O espinafre - prato principal do famoso marinheiro Popai - consegue ser mais poderoso ainda por trazer juntamente à vitaminas e sais minerais uma substância chamada Luteína que é antioxidante assim como a própria clorofila. Lembrando para preservar essas propriedades somente a maça deve ser utilizada para o preparo do suco!




No que toca o custo beneficio de optar por frutas no preparo de sucos, rejeitando os refrigerantes e outras bebidas industrializadas, podemos fazer um breve comparativo entre o custo de 2 litros daquele que é considerado o "melhor" dos refrigerantes com por exemplo uma fruta que quando processada rende a mesma quantidade de suco.

No bar da esquina da sua rua, você pagaria minimamente R$6,00 por dois litros desse refrigerante.
Ao comprar as frutas pra realização dessa ação, percebemos o valor de R$3,00 por cada unidade do abacaxi. 

Logo, como o preço de 2 litros do referido refrigerante equivale a duas unidades de abacaxi, que nos rendeu 3,5 litros de suco puro, sem adição de água e açúcar, concluímos que, ao optar pelo refrigerante teríamos ingerido uma quantidade grande de acidulantes, conservantes e corantes além de quantidade alta de açúcar. Ao passo de que além de ter gasto menos com frutas o ganho de volume e qualidade é maior quando comprovado o valor nutritivo superior.


Nenhum comentário:

Postar um comentário